fbpx

Recursos do Tangofulness

Esta página contém recursos e links mencionados no livro.

Tangofulness paperback

Eu criei o grupo de Facebook “tangofulness” para juntar pessoas que acreditam em trazer mais humanidade ao tango, para continuar a discussão iniciada no livro, e para ter uma relação mais pessoal com você. Se se identificou com o livro, por favor se junte a mim e aos restantes leitores. Somos uma comunidade internacional, logo fique à vontade para partilhar seus pensamentos em qualquer língua. Você também pode receber notificações quando novos capítulos estiverem prontos (para lê-los mesmo que você tenha uma versão mais antiga do livro), ou fazer parte da criação dos novos capítulos contribuindo com os seus pensamentos. Além disso, você receberá convites para discussões ao vivo sobre diferentes capítulos do livro. 

Imersão no Tangofulness: Junte-se a mim por 4 dias neste retiro íntimo.

Letra: 

Rebeldia
Com as mãos vermelhas de apertar ao coração,
afogando um grito surdo de rancor,
rebelde como a àgua frente ao fogo,
como o mar frente às rochas, hoje eu me rebelo
com o seu amor tirano
que não sabe de razão,
rebelde com o meu próprio coração,
te peço que se vá, que me deixes,
que se afaste de uma vez, será melhor!
Sei que chorarei depois,
que jamais me esquecerei.
Sei que cada noite sem seu riso,
sem tua voz,
quanto sentirei falta de seu amor!
Mas é preferível te perder
a seguir sendo um fantoche
só por te ver.
Não, deixe-me, por favor!
Hoje se rebelou o meu amor.
Com o seu amor tirano
Que não sabe de razão,
Rebelde com meu próprio coração,
Te peço que se vá, que me deixe,
Que se afaste de uma vez, será melhor!

  

Ouça a Adiós Nonino de Astor Piazolla aqui:

 

A história por trás de Adios Nonino:

Em 1959, Piazzolla estava em turnê pela América de língua espanhola, quando, durante a apresentação em Porto Rico com Juan Carlos Copes e Maria Nieves Rego, ele recebeu a notícia da morte de seu pai, Vicente Piazzolla, apelidado de Nonino, devido a um acidente de bicicleta em sua cidade natal, Mar del Plata. Essa notícia, aliada ao fracasso da turnê, problemas econômicos, e saudade de casa, levaram Piazzolla à depressão. Ali, após receber esta notícia tão devastante, ele compôs esse trabalho em cerca de 30 minutos como um tributo ao seu pai, baseado em “Nonino”, outro tango que Astor havia composto cinco anos antes, em Paris, também dedicado à Vicente Piazzolla.
“Papai pediu para que o deixássemos sozinho por algumas horas. Nós fomos para a cozinha. Primeiro havia um silêncio absoluto. Depois de um tempo, nós ouvimos o papai tocando o bandoneon. Era uma melodia muito triste, terrivelmente triste. Ele estava compondo “Adiós Nonino”. – Daniel Piazzolla, seu filho. Astor, Diana Piazzolla, 1986.
Por causa desta melodia melancólica, e o fato de que Piazzolla a escreveu tão longe de seu país nativo, enquanto sofria de depressão severa, Adiós Nonino evoca um forte senso de nostalgia, e tornou-se um símbolo da diáspora argentina. Fonte: Wikipédia 

Vamos fazer uma pequena pausa

Tango para aqueles que precisam mais

O tango tem sido usado para ajudar as pessoas a enfrentarem problemas de saúde mental, depressão, mal de Parkinson, Alzheimer, fobias sociais, ansiedade, e trauma. Outros projetos de tango concentram-se no auxílio de crianças com deficiência intelectual, pessoas com restrição de mobilidade, etc. Estou criando um website que vai ajudar todos esses projetos a obterem mais visibilidade e suporte. Se você gostaria de apoiar este empenho doando 1 Euro ou mais, por favor, clique aqui. Nós somos a mudança que queremos ver no mundo, e cada contribuição conta. Eu te convido a fazer parte disso.
Juntos podemos fazer a diferença.

Dimitris

O significado da comunicação

As 5 Linguagens do Amor

O significado do cabeceo

Dois livros para te ajudar a compreender como as pessoas se sentem baseado em suas expressões faciais e linguagem corporal.

Unmasking the Face: A Guide to Recognizing Emotions From Facial Expressions

Desvendando os segredos da linguagem corporal

O significado do seu corpo

Pelo pioneiro no campo Peter A. Levine PhD.:

Uma Voz sem Palavras – Como o Corpo Libera o Trauma e Restaura o Bem-Estar

Condicionamento físico para dança: As técnicas inovadoras e comprovadas deste livro, que ensinam a trabalhar os músculos por meio de movimentos semelhantes aos empregados na dança e a incorporar o poder da mente no treinamento, irão ajudá-lo a expressar todo o seu potencial físico e artístico

Dance Imagery for Technique and Performance: O renomado professor Eric Franklin disponibiliza a dançarinos e educadores de dança um profundo entendimento de como eles podem usar representações imagéticas para aperfeiçoar sua dança e expressão artística em aulas e performances. Um ótimo livro para conectar-se com as sensações do seu próprio corpo.

O significado da respiração

Gut: The Inside Story of Our Body’s Most Underrated Organ.

Own the Day, Own Your Life: Optimized Practices for Waking, Working, Learning, Eating, Training, Playing, Sleeping, and Sex

Loop habit tracker: meu aplicativo de rastreamento de hábitos preferido. Simples, grátis, e efetivo.

Capítulos futuros

Capítulos adicionais para o livro Tangofulness estão em processo de desenvolvimento com a ajuda de dançarinos assim como você. Se você quer fazer parte da criação deles e compartilhar a sua opinião, junte-se ao nosso grupo no Facebook aqui.

Blog e pensamentos de tango

Você pode encontrar publicações do blog de tango aqui (em Inglês). Você é bem vindo para contribuir com seus pensamentos na sessão de comentários. Se você sentir que existem tópicos que precisam ser discutidos mais abertamente no tango, sinta-se livre para me informar aqui.

Recomendações adicionais relacionadas ao tango

Tangofulness logo

Pin It on Pinterest

Share This